Morre aos 66 anos o ex-vocalista do Iron Maiden, Paul Di'Anno.
- biancatarefas
- 21 de out. de 2024
- 6 min de leitura
Em nome de sua família, a Conquest Music confirmou a morte de Paul Andrews , conhecido profissionalmente como Paul Di'Anno .
Paul faleceu em sua casa em Salisbury aos 66 anos.
Nascido em Chingford, East London, em 17 de maio de 1958, Paul ganhou destaque como vocalista da banda inglesa de heavy metal IRON MAIDEN entre 1978 e 1981. Ele cantou no inovador álbum de estreia "Iron Maiden" e no influente lançamento seguinte, "Killers" .
Desde que deixou o IRON MAIDEN , Paul Di'Anno teve uma longa e movimentada carreira de gravações com BATTLEZONE e KILLERS , além de vários lançamentos solo e participações especiais.
Apesar de ter enfrentado graves problemas de saúde nos últimos anos, que o restringiram a se apresentar em uma cadeira de rodas, Paul continuou a entreter seus fãs ao redor do mundo, acumulando mais de 100 shows desde 2023.
Seu primeiro álbum retrospectivo de carreira, "The Book Of The Beast" , foi lançado em setembro de 2024 e apresentou destaques de suas gravações desde que deixou o IRON MAIDEN .
Em dezembro de 2022, Di'Anno passou um tempo em Split, Croácia, gravando um álbum com seu novo projeto chamado WARHORSE . A banda foi formada no início daquele ano por Di'Anno e dois guitarristas/autores, Hrvoje Madiraca e Ante "Pupi" Pupačić . O LP resultante foi disponibilizado em julho de 2024 sob o banner PAUL DI'ANNO'S WARHORSE .
Menos de dois meses atrás, Di'Anno , que vinha se apresentando em uma cadeira de rodas devido a sérios problemas de saúde durante a maior parte da última década, discutiu o progresso de seu tratamento, dois anos após ter passado por uma grande cirurgia no joelho na Croácia. Ele disse à SDTV - Stonedead Festival : "Está melhorando muito. O único problema é, e lamento dizer, com meu próprio país, é uma merda aqui [no Reino Unido] para o NHS [National Health Service, um serviço abrangente de saúde pública sob administração governamental]. Está completamente quebrado. Eu vou embora, fico — com o linfedema [uma condição crônica que causa inchaço nos tecidos do corpo devido a um sistema linfático comprometido] que tenho aqui, é como se estivesse tudo cheio de fluido. Duas horas com uma equipe médica na Croácia, diminuiu. Venha aqui [de volta ao Reino Unido], eles nem fazem isso, drenagem linfática [uma massagem suave que atinge o sistema linfático, que fica logo abaixo da pele]. Ou eles te enrolam em bandagens. Nós apenas tiramos tudo ontem e colocamos meias de compressão neles. E eles nem colocam isso a menos que você passe por todos esses canais. Porra, Inglaterra, você está acabado, cara."
Paul também refletiu sobre seu recente encontro com o cantor que o substituiu no IRON MAIDEN , Bruce Dickinson , na Croácia. Bruce , que estava promovendo seu novo álbum solo, "The Mandrake Project" , se apresentou com sua banda solo em 13 de julho no Hala Zagreb em Zagreb, onde Di'Anno estava recebendo tratamento após passar por uma cirurgia no joelho.
Paul disse: "[Nossa conversa foi] privada, então não digo mais nada. Todo mundo acha que nos odiamos, o que é besteira. Essa é a imprensa para você. Mas nos conhecemos, obviamente, desde quando ele estava no SAMSON e tudo mais. Então, sim, está tudo bem."
Di'Anno também falou sobre seu encontro com Dickinson durante uma aparição recente no "The Neil Jones Rock Show" no TotalRock . Ele disse: "Bem, não posso te contar muito. Saí da clínica em que estava, porque eu estava subindo no palco naquela noite, em Zagreb também, fazendo autógrafos basicamente, e eu ia subir e fazer três músicas com uma banda cover do MAIDEN . Tudo que eu lembro é que meu transporte veio me buscar na clínica. Eu fiquei tipo, 'Para onde estamos indo?' Então eu fui para esse show ao ar livre. E Bruce estava no palco. Eu fiquei tipo, oh, eu não tenho a mínima ideia. Esse foi meu pensamento inicial. De qualquer forma, depois que tudo acabou, eu fui para os bastidores. Toda a banda do Bruce veio para dizer olá e tudo mais. Eles disseram, 'Nós vamos descer e assistir vocês mais tarde, em cerca de uma ou duas horas.' E então a próxima coisa que eu sei é que Bruce chegou. Nós apenas nos abraçamos, apertamos as mãos e tivemos uma pequena conversa, que é privada, obviamente. Mas, sim, está tudo bem. Mas a imprensa colocou as coisas ruins sobre nós, que não gostamos um do outro, etc., etc. Mas, sim, está tudo bem. Ele fez uma pequena provocação comigo ao longo dos anos, e eu respondia de volta ocasionalmente, mas sim, isso manteve tudo interessante. Sim, ele é um ótimo cantor, cara. Absolutamente brilhante."
Questionado se essa foi de fato a primeira vez que ele e Bruce se encontraram pessoalmente, como havia sido relatado, Paul esclareceu: "Não, porque, obviamente, [nós nos conhecemos quando ele estava] com o SAMSON [antes de se juntar ao MAIDEN ] e tudo mais."
Em 2005, Di'Anno foi questionado pelo editor da Classic Rock Revisited, Jeb Wright, sobre seu comentário anterior de que Bruce é um cantor melhor do que ele no MAIDEN . Ele disse: "Sim, eu admiti que Bruce é um cantor melhor para o MAIDEN do que eu. Eu ainda acho isso, mas apenas relacionado aos álbuns do MAIDEN que foram feitos depois dos meus dois primeiros álbuns clássicos iniciais do MAIDEN . Minha sensação é que eu nunca poderia ter marcado minha marca corretamente nos álbuns do MAIDEN que vieram depois de 'Iron Maiden' e 'Killers' porque a voz de Bruce é muito mais adequada para esse material do que a minha voz jamais poderia ser. No entanto, deixando isso de lado, eu não estou realmente comparando nossas vozes uma com a outra, pois sinto que, por mais que eu não pudesse cantar o período de Bruce nas músicas do MAIDEN , Bruce definitivamente não tem — e nunca teve — a voz para me substituir nos dois primeiros álbuns clássicos. Minha voz é, e sempre será, mega agressiva e foi isso que ajudou a tornar esses dois primeiros álbuns clássicos o que eles são. Por outro lado, a voz aguda e às vezes operística de Bruce é o que ajudou a dar aos álbuns posteriores seu caráter diferente. Eu direi isso: Bruce soa incrível em muitos álbuns posteriores Faixas do MAIDEN como 'The Trooper' , 'Number Of The Beast' e 'Two Minutes To Midnight', mas sejamos realistas — sem querer soar arrogante aqui, apenas dizendo o que todos sabem — quando Bruce tenta me imitar em clássicos como 'Remember Tomorrow' , 'Running Free' , 'Wrathchild' , 'Killers' ou qualquer coisa dos dois primeiros álbuns do MAIDEN , ele simplesmente não tem as ferramentas para o trabalho, pois a agressividade simplesmente não está lá. Sua voz pode frequentemente explicar muito sobre sua origem, e eu acho que minha voz mostra o tipo de origem rude e de classe baixa de onde eu vim. A voz de Bruce meio que dá uma impressão de uma origem de estudante de escola pública."
Em uma entrevista de 2022 com Sakis Fragos da revista Rock Hard da Grécia, Di'Anno abordou as circunstâncias que levaram à sua saída do MAIDEN e se é verdade que isso tem algo a ver com sua performance vocal. Ele disse: "Meu disco vale por si só. Eu fiz mais shows do que o IRON MAIDEN já fez... Eles fazem muitos shows, mas eu toquei muito mais do que eles já fizeram. Então não teve nada a ver com a minha voz. Não teve nada a ver com isso. Eu estava apenas chateado com certas coisas, que eram coisas privadas na banda. E a maneira como eu lidei com elas talvez não fosse a certa, mas eu lidei com elas. E é isso. E isso é tudo que eu vou dizer."
Pressionado sobre se é verdade que ele não foi devidamente compensado por seu trabalho nos dois primeiros álbuns do IRON MAIDEN , Paul disse: "Não tenho nada a comentar sobre isso, porque, para ser honesto com você, não é da conta de ninguém. Fui muito bem pago. Estou muito feliz com isso. Veja, se eu tentar dizer, 'Oh, o IRON MAIDEN não me pagou dinheiro suficiente', é uma má reflexão sobre o IRON MAIDEN . E eu não vou aceitar isso. Fui muito bem pago. Eles cuidaram de mim. Fim da história."
21/10/2024
Para saber mais clique aqui https://blabbermouth.net/
Comments